Sobre Nós
O Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicologia Anomalística (GEPPA) tem como objetivo realizar estudos e pesquisas interdisciplinares na interface entre a Psicologia Social e a Psicologia Anomalística, ou seja, realizar estudos e pesquisas das experiências anômalas e sua relação com processos psicossociais básicos.
A Psicologia Anomalística caracteriza-se por ser uma área de estudo sobre os chamados processos anômalos, ou seja, processos que, aparentemente, não têm explicação dentro do arcabouço teórico científico. Podemos apontar como exemplos de experiências anômalas: experiências fora-do-corpo, experiências de quase morte, experiências alucinatórias, experiências de sonhos lúcidos, experiências de percepção extra-sensorial, experiências sinestésicas, experiências extra-motoras e experiências místicas ou espirituais.
​
As experiências anômalas são descritas pela Associação Americana de Psicologia (APA) e classificadas em duas categorias: incomuns e irregulares, como a sinestesia; e as relatadas por muitas pessoas, como as relacionadas à psiquê, tais como a telepatia e a precognição.
Este grupo de estudo e pesquisa vincula-se ao INTER PSI – Laboratório de Psicologia Anomalística e Processos Psicossociais, da Universidade de São Paulo (USP), desenvolvendo atividades acadêmicas em conjunto.
O INTER PSI – Laboratório de Psicologia Anomalística e Processos Psicossociais tem como interesse prioritário a avaliação das experiências alegadamente anômalas e de suas repercussões individuais e grupais a partir do uso das ferramentas conceituais e metodológicas da Psicologia Social, atuando em diversas áreas de investigação, a saber: os aspectos ou variáveis psicossociais tais como crenças, valores, atitudes e atribuição de causalidade relacionados às experiências anômalas; a importância que as experiências anômalas assumem em determinados contextos culturais, notadamente o religioso; e a utilização de argumentos favoráveis e desfavoráveis à da existência de uma anomalia real por trás das experiências anômalas por parte de representantes de diferentes agrupamentos sociais e sua repercussão à Psicologia. Saiba mais aqui.
Linhas de Pesquisa
-
Aspectos clínicos das experiências anômalas
-
Interfaces entre psicologia anomalística e psicologia clínica
-
Diagnóstico diferencial entre experiências anômalas e sintomas de transtornos mentais
-
Manejo clínico de experiências anômalas
-
Aspectos psicossociais das experiências anômalas
-
Aspectos psicossociais das crenças anômalas e religiosas
-
Aspectos psicossociais das experiências anômalas e religiosas
-
Papéis sociais e estigmas sociais de experienciadores anômalos
-
Etnopsicologia das experiências anômalas e religiosas