top of page

A telecinese existe? Evidências obtidas a partir do Manifesto dos 34

  • Letícia Dias, Raíssa Costa e Richardson Gomes
  • 23 de set. de 2016
  • 2 min de leitura

É comum vermos em filmes e animações alguns super-heróis movendo objetos apenas com “a força da mente”, um fenômeno conhecido por telecinese. No mundo real, eventos desse tipo são mais comuns em centros espíritas, locais onde supostamente os espíritos desencarnados realizariam, a pedido dos médiuns (pessoas dotadas de habilidades para tal), a manifestação de vários fenômenos característicos da telecinese, tais como formação de luzes e brilhos (fotogênese), resfriamento do ar (criogênese) e ocorrência de pancadas e outros sons em mesas ou outros locais da sala (tiptologia), além da movimentação dos objetos presentes.

Apesar de não ser possível determinar se a causa dessas manifestações é natural ou sobrenatural, é válido se questionar se esse fenômeno não passa de assunto próprio da ficção científica transposto para a realidade através de fraudes ou truques de ilusionismo. A telecinese, assim como muitas outras Experiências Relacionadas a Psi (clarividência, telepatia e precognição), foi seriamente estudada no início do século XX através de inúmeras pesquisas de cunho experimental que atestaram sua existência, mesmo após descartadas as fraudes. Um dos mais conhecidos estudos na área da telecinese foi realizado com o médium Jean Guzik no Instituto Metapsíquico Internacional de Paris. Participaram do trabalho médicos, cientistas e intelectuais que tinham por objetivo comprovar ou refutar as habilidades de Guzik por meio dos conhecimentos e rigores científicos disponíveis para a época. Após 80 sessões realizadas ao longo de dois anos, esses pesquisadores assinaram um relatório (que ficou conhecido por Manifesto dos 34) que confirmava cientificamente a existência da telecinese.

Atualmente, sabe-se que os métodos para a pesquisa de fenômenos psi naquela época não eram tao rigorosos quanto os de hoje, pondo em dúvida se todas as evidências encontradas continuariam significativas para a ciência vigente


Comentários


Posts Destacados
Posts Recentes
Procure por Tags
Siga
  • Google+ Long Shadow
  • Facebook Long Shadow
  • LinkedIn Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
bottom of page